domingo, 30 de janeiro de 2011

UNIDADE VII-Aprevidência Social e Mensuração de Riscos (Probabilidade)




Unidade VII

A Previdência social e a Mensuração de Risco (Probabilidade)

Objetivo: Compreender a importância da experimentação no ensino de probabilidade e calcular com situações problemas.
No inicio da nossa conversa fiz alguns questionamentos com os seguintes termos o que é uma certeza? E a incerteza? E risco?Vocês sabem que tudo isso pode ser relacionado ao um conceito matemático? Com isso fiz um mapeamento das idéias da turma sobre probabilidade. Mas para não ser só informal passei uma pesquisa à turma com as seguintes perguntas:
O que significa o termo Probabilidade?
O que significa evento certo?
O que significa evento incerto?
O que quer dizer aleatório?
O que é uma Freqüência relativa?
Portanto houve interação nas pesquisas com questionamentos formais dos termos no conceito matemático. Diante dessas explicações propus uma atividade da TP2 na pagina 131 e 132 atividade 10 e 12 onde eles calcularam e comparam às atividades, Pois na atividade 10 a soma das probabilidades encontradas é igual a (UM), Perguntei a eles o Porquê?como listamos todas as cores de bolas existes na urna,com certeza vamos sortear uma bola de alguma daquele as cores.E a probabilidade de algo que acontecerá com certeza é Um. Já na atividade 12, o total das freqüências relativa também é Um novamente fiz o questionamento o Porque? Diante das conclusões da turma reforcei dizendo ao considerarmos o total, 100% ou 100/100 o total de bolas na caixa é de 20 então conclui que a sua freqüência relativa é 20/20 que é igual a (Um). Dando Continuidade às atividades utilizei alguns exercícios do livro didático Dante na página 130 exercício (7, 8,9) para reforçar as atividades de probabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário