



Objetivo: proporcionar experiências concretas aos alunos para que eles fortaleçam suas intuições sobre probabilidade e valor esperado.
Na vida, as incertezas muitas vezes vêm relacionadas a ganhos e perdas.
Não basta apenas sabermos calcular probabilidades, mas calcular se podemos esperar ganhos ou perdas ao corrermos riscos, já que muitas pessoas e empresas (seguradoras, bancos, investidores, organizadores de bingos e vendedores de rifas) ligam ao risco um fator monetário.
Muitas vezes aceitamos correr o risco de pequenas perdas na esperança de ter grandes ganhos.
Muitas vezes aceitamos correr o risco de pequenas perdas na esperança de ter grandes ganhos.
Como na loteria: quem joga na loteria aceita perder o valor das apostas, na esperança de ter um grande ganho um dia. Só que esse grande ganho tem probabilidade muito pequena de acontecer.
Não só nas loterias e jogos isso ocorre:
• Nos planos de saúde pagamos uma quantia todo mês. Ao final do mês, poderemos ter perdido essa quantia se não tivermos precisado utilizar nenhum serviço médico. Ou poderemos ter ganho a diferença entre o que pagamos e o preço dos serviços que utilizamos.
• Os seguros de automóvel usam a idéia de risco para cobrar mensalmente a cobertura de gastos com acidentes que nem sabemos se irão ocorrer.
Em situações como estas, é importante o conceito de valor esperado.
Por exemplo, em uma loteria qual seria o valor que podemos esperar ganhar ou perder? O prêmio é muito grande, mas só temos uma pequena probabilidade de ganhar esse prêmio. Já os gastos com as apostas podem ser pequenos, mas são gastos certos: É um dinheiro que é perdido com certeza. Combinando eventuais ganhos e gastos, podemos esperar, ao fazermos muitas jogadas, ganhar ou perder? Qual seria o valor esperado de ganho ou de perda?
Com estes texto da TP2 unidade 8 deu idéia para tratar sobre o assunto sobre valor esperado na pagina 247 atividade 6.
Atividade 6
Quantas vezes será que precisaríamos, em média, lançar um dado para conseguirmos todos os números, de 1 a 6?
É claro que, como isso depende da sorte, o resultado vai variar. Então vamos experimentar várias vezes – 5 vezes no seu grupo. Depois vamos agrupar os resultados de todos os grupos e ver qual foi a média dos resultados. Esse valor será o número de vezes que esperamos ter que lançar um dado para obter todos os números.
Seu grupo deverá lançar o dado e ir anotando, com marquinhas na tabela recebida, os resultados. Por exemplo, se vocês rolarem o dado uma vez e conseguirem o número 4, façam uma marquinha na coluna do número 4 na ta bela. Repitam o processo até que todos os números, de 1 a 6, tenham sido obtidos. Aí some o total de marquinhas para ver quantas jogadas foram necessárias.
Quando tiver repetido o processo 5 vezes, calcule a média dos resultados de seu grupo.
Repasse a média de seu grupo para o professora. Ela será agrupada às médias dos outros grupos para o cálculo da média da turma toda.Essa atividade foi aplicada para os nonos anos não tive dificuldades em desenvolver essa atividade os alunos aprovaram a atividade lúdica na sala.As habilidades e competencias adqueridadas nessa atividade foi raciocio,calculo e estimativas.
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