



Atividades desenvolvida com os alunos do 6° ano com pesquisa no laboratório de informática da escola. com o objetivo de reconhecer polígonos regulares e irregulares.Conceito de mosaico e fractal, vendo as imagens e conceitos, para a construção de um mosaico na sala de aula trabalhando revestindo um retângulo e um quadrado utilizando quaisquer polígonos. No segundo momento a construção demosaico utilizando polígonos regulares. Utilizei a construção do tangran para a construção de figuras e mosaico. Para reforço atividade de demonstração da TP3.
A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.
Os homens, ao longo da História, demonstraram grande interesse em recobrir superfícies com ladrilhos ou mosaicos decorados. Quadrados, triângulos eqüiláteros e hexágonos regulares são polígonos regulares que podem ser justapostos e usados para preencher uma superfície, sem superposição e sem deixar buracos.
Você sabe que polígonos regulares são aqueles nos quais todos os lados são iguais e todos os ângulos são iguais. Usando ainda o seu conhecimento sobre congruência e semelhança.
OBJETIVOS Reconhecer os polígonos, classificar os polígonos; Observar, reconhecer e descobrir padrões em pavimentação e em obras artísticas; Manipular com confiança e relacionar os conceitos geométricos com softwares livres, Fazer e desfazer movimento com objeto criar modelos fazendo composição entre polígonos.
* Os tema a ser pesquisados são:
O que é um mosaico?
Escher e os mosaicos?
O que é uma figura poligonal o que não é uma figura poligonal?
O que é um fractal?
Avaliação das pesquisa e trabalhos realizados pela turma. Por meio de uma ficha individual do aluno, foram considerados os seguintes pontos: oralidade, interesse, participação interação, organização apresentação dos trabalhos, criatividade, e a realização do produto final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário