


Objetivo:O uso de calculadora para produzir situações matemáticas que levem os alunos a pensar matematicamente.
.Resolução de equações quadráticas completando o quadrado.
Atividade utilizando a calculadora foi aplicada para os alunos do 6 anos.Como resolver expressões numericas utilizando a ferramenta a calculadora ,utilizando as teclas de memória de uma calculadora.Expliquei no quadro e trabalhando em duplas cada dupla com sua calculadora,foi uma aula prática e gostosa.
Já a segunda atividade aplicada ao 9 anoc,d.Com revisão de conteúdo sobre complemento dos quadrados atividade tirada do AAA5 pág. 53.
não tiveram dificuldades.
Habilidades realizar operações.
Aula 4
Quadrados perfeitos
Vamos agora pensar a resolução de uma equação, de modo parecido com o método da
Aula anterior. Só que agora não vamos mais usar o material manipulável. O raciocínio é
o mesmo, o que muda é que vamos resolver qualquer equação do segundo grau.
Você se lembra dos quadrados perfeitos? São expressões que podem ser escritas
na forma:
(x + a)2 = x2 + 2 . x . a + a2
Atividade 1
Quais das expressões abaixo são quadrados perfeitos? Justifique a sua resposta.
a) x2 + 16x + 64
b) x2 + 18x + 81
c) x2 - 10x + 25
d) x2 - 10x + 21
Atividade 2
Resolva as equações:
a) x2 + 16x + 64 = 0
b) x2 + 18x + 81 = 0
c) x2 -10x + 25 = 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário